Pr. Miguel Albanez e Pra. Cristina Albanez

Bem-vindo! É um prazer receber sua visita.
Meu nome é Miguel Albanez. Permita-me falar um pouco sobre mim mesmo: Sou o filho mais velho de uma família com cinco filhos, quatro irmãos e uma irmã. Meu pai é filho de italianos. Minha mãe, penso que sua ascendência é de cristãos-novos.*

Cresci na pequena cidade de Candeias, em Minas Gerais. Creio que é por isso que até hoje gosto muito de montanhas! A propósito, moro no sopé das Montanhas de San Bernardino, quase à sombra do monte mais alto do sul da Califórnia. As janelas dos quartos dão para outro monte, a principal estação de esqui e snowboarding destas paragens.** Estudei em Candeias, Marília, Campo Belo e São Paulo. Nesta, fiz faculdade de Comunicações e depois de Teologia. Sempre gostei de línguas, história e geografia. Também gosto de conhecimentos gerais. Falo português, inglês e espanhol e “arranho” o italiano. Sonho em fazer uma viagem por vários países em que eu possa usar cada uma destas línguas. Aqui na Califórnia, uso as três primeiras com frequência, pois se há uma cidade cosmopolita, é Los Angeles.

* Cristão-Novo – Denominação dada a judeu convertido recentemente ao cristianismo, ou a seu descendente [Esp. em Portugal e Espanha (depois em suas colônias, inclusive o Brasil) em conversões forçadas pela Inquisição, nos séculos XV e XVI.
** Tratam-se do Monte San Gorgonio, também conhecido como Monte San Antonio ou Monte Baldy, com 11.503 pés (3.506 m) de altitude; e do Big Bear Lake, com uma altidude variável entre 6.750 pés e 9.000 pés (2.057 a 2.743m).

Deus me trouxe para os Estados Unidos por meio da instrumentalidade de um amigo, o Pr. Arnaldo Mendonça. Aqui cheguei em 1994. Fui estudar no Seminário Teológico Fuller, onde obtive o grau de Mestre em Teologia (ThM). Seguimos, Cristina -minha esposa- e eu para a Baía de San Francisco e ali trabalhei por dois anos como pastor auxiliar da Igreja Internacional Mensagem de Paz. Também ali nasceu nossa filha, Caroline, a americana mais brasileira do mundo. Adora comida brasileira, fala e lê português e é uma excelente jogadora de futebol! Voltei a Los Angeles e ao Fuller, onde fiz meus estudos doutorais em Estudos Interculturais (PhD). Nesse meio tempo, trabalhamos com a First Baptist Church of South Gate, à época pastoreada pelo Pr. Arnaldo Mendonça. Ele nos ofereceu o pastorado do grupo brasileiro que lá se reunia. Um grupo de transição foi estabelecido e a congregação votou sair de South Gate e se estabelecer em região onde houvesse mais brasileiros.

Foi assim que, em janeiro/fevereiro de 2001, a PIBBLA começou na cidade de Culver City. Em 2007 a igreja mudou para o centro de Los Angeles. Pela graça de Deus, somos uma igreja com vocação missionária. Entendemos ser nossa missão evangelizar os brasileiros e os demais grupos étnicos de Los Angeles e de outras partes do mundo e também servir, tanto quanto possível, às necessidades materiais dessas pessoas.